Auto-conhecimento

Entendimento
Tales de Mileto, filósofo grego, o mais antigo dos Sete Sábios da Grécia (640 a 550 d.C.), durante parte de sua vida foi um bom comerciante. Após enriquecer, retirou-se dos negócios e pôde dedicar-se aos estudos, adquirindo muitos conhecimentos através de viagens.
Aprendeu Geometria com sacerdotes egípcios, previu o primeiro eclipse solar no ano de 500 a.C. e determinou a duração do ano. Ainda em vida, foi considerado o pai da Astronomia, da Geometria e da Aritmética. Em certa ocasião, foi inquirido sobre 9 questões. Ei-las, seguidas da respostas de Tales:
1. QUAL A COISA MAIS VELHA DE TODAS AS COISAS?
Deus, porque Ele sempre existiu.
2. QUAL A MAIS BELA DE TODAS AS COISAS?
O Universo, porque é trabalho de Deus.
3. QUAL A MAIOR DE TODAS COISAS?
O Espaço, porque ele contém o que foi criado.
4. QUAL A MAIS CONSTANTE DE TODAS AS COISAS?
A Esperança, porque ela permanece nos homens mesmo depois de terem perdido tudo.
5. QUAL É A MELHOR DE TODAS AS COISAS?
A Liberdade, porque sem ela não há nada de bom.
6. QUAL É A MAIS RÁPIDA DE TODAS AS COISAS?
O Pensamento, porque em um segundo pode voar para o extremo do Universo.
7. QUAL É A MAIS FORTE DE TODAS AS COISAS?
A Necessidade, porque ela faz os homens enfrentarem os perigos da vida.
8. QUAL É A MAIS FÁCIL DE TODAS AS COISAS?
Dar conselhos.
9. QUAL A MAIS DIFÍCIL DE TODAS AS COISAS?
Conhecer a si mesmo.

Motivando 01

Mc Tatu com batata frita
Eduardo Zugaib
“Tem que estar no lugar certo e na hora certa”, costumam dizer por aí, especialmente para justificar o sucesso alheio. Porém, quantas pessoas que você conhece que estavam lá e... nada? É onde o “ser” complementa o “estar”. Estar no lugar certo e na hora certa, porém ser atento para perceber as oportunidades que surgem a todo instante, muitas delas disfarçadas de obviedades. Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional, classificou bem isso: “o óbvio só é óbvio para a mente preparada”. Se espírito e mente não estiverem aberta, pode cair uma chuva de obviedades sobre nossa cabeça que, o máximo que vai acontecer será nos molharmos.
Ray Kroc era um vendedor, desses que cruzavam os Estados Unidos pelas estradas que vão ligando cidade a cidade. Numa dessas viagens topou com uma lanchonete, uma hamburgueria beira de estrada que pertencia a dois irmãos, Dick e Maurice. Kroc, percebendo o potencial do negócio, propôs transformar a pequena lanchonete em uma rede. Em 1954, lançou a primeira franquia da lanchonete. Um ano depois, já eram 20 lojas espalhadas pelos Estados Unidos. A curva continuou crescente até a marca atual de aproximadamente 30.000 lojas, espalhadas em mais de 100 países, estampando no letreiro o sobrenome dos irmãos Dick e Maurice: Mc Donalds. Kroc, tempos depois, cravou uma das frases de cabeceira de quem não perde oportunidades. “Existem 3 chaves para o sucesso: estar no lugar certo e na hora certa. Reconhecer que está lá. Entrar em ação”.
Meu amigo Álvaro conta uma história que ilustra bem isso. Reza a lenda que um caçador estava na floresta, armado com uma espingarda, buscando o que comer. De repente ele percebeu o barulho de um tatu se aproximando, em meio à mata fechada. Empunhou a arma e ficou estático, quase sem respirar, atento ao barulho. O som do tatu foi aumentando. Aumentando. Aumentando. Cada vez mais alto. E o caçador lá, em posição de tiro, só esperando. O barulho foi aumentando, aumentando, aumentando cada vez mais. E o caçador lá, parado. O barulho aumentou, aumentou, aumentou e começou a diminuir, diminuir, diminuir. E foi diminuindo, até sumir. A intenção não é nada sem ação.