
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira que pela primeira vez no país uma pessoa foi curada após ser infectada pelo vírus da raiva humana. Marciano Menezes, de 15 anos, contraiu a doença, considerada letal, por uma mordida de morcego. O menino passou por um tratamento no Hospital Oswaldo Cruz, em Recife com uma terapia experimental desenvolvida nos Estados Unidos. Os resultados dos três exames de verificação da presença do vírus após o tratamento deram negativo.
Já foram registrados no mundo dois casos de cura de pessoas que passaram por este mesmo tratamento. O governo pretende agora discutir com especialistas nacionais mudanças nos protocolos no processo de cuidados com a raiva humana, como informou Marcelo Wada, veterinário responsável pelo grupo técnico sobre raiva do Ministério da Saúde.
A terapia, chamada de protocolo Milwaukee, com a qual Marciano foi tratato, é à base de antivirais e induz o paciente ao coma. O quadro de saúde do menino evolui favoravelmente, como informou o hospital.

Nenhum comentário:
Postar um comentário